terça-feira, abril 03, 2012

Obrabilidade


“Obrabilidade”. Não adianta procurar, a palavra não consta no dicionário da língua portuguesa. Mas pode ser considerada novidade no manual de “Titês”. No último dia 30 de março, Tite visitou a obra do estádio do Corinthians, em Itaquera, e deu uma preleção para mais de mil funcionários.
        Campeão brasileiro no ano passado e no comando do time desde outubro de 2010 (ele teve outra passagem em 2004-2005), Tite não acredita que trabalhará como treinador do clube no novo estádio. Se a palestra para os funcionários era uma oportunidade única, pode-se dizer que sua atuação foi épica.
         De microfone na mão, capacete na cabeça e bota nos pés, como um engenheiro ou operário que caminha pelo canteiro da obra, Tite deu show. Manteve os mais de mil funcionários que iniciam o turno da manhã (no total são 1600 operários) atentos às suas palavras e sedentos por uma foto ou autógrafo.
- Quando recebi o convite para vir aqui, pensei: o que eu vou falar? Fui à busca de uma mensagem importante e na verdade não encontrei, mas eu posso dizer que recebi uma mensagem importante de vocês. Aprendi uma lição nessa abertura de trabalho: o ser humano vem antes do profissional – falou o técnico.
Com bandeiras do Brasil nas mãos e a euforia de um torcedor, os operários deram um clima de Copa do Mundo à palestra de Tite, realizada em uma das arquibancadas do palco da abertura do Mundial de 2014. E o que mais impressionou o técnico corintiano foi a preocupação de todos com a segurança.
- Fui convidado a dar um pontinho de arame para fazer parte dessa obra. Mas gostaria de dizer que essa não é a essência para mim. A essência para mim é participar dessa preleção e ver que saúde é fundamental. A prevenção de vocês não tem preço, e o não acidente é a vitória – acrescentou o comandante.
- Eu senti a responsabilidade que todos carregam, com tamanha importância e significado. Só que vem aqui sente isso. Não tem como explicar muito. É mais sentir do que falar. E quem não sente não pode externar – declarou Tite, que como recordação desse momento levou as luvas de proteção que usou.De luvas pretas e óculos escuros, Tite aceitou o convite do diretor de contratos da Odebrecht, Antonio Gavioli, e ajudou a dar nós de arame na estrutura de ferro de um muro na área sul do estádio. Cercado por engenheiros e armadores, o treinador teve uma atuação elogiável. Suficiente para ele entender como é ser operário.
Tite viveu uma experiência ímpar em sua carreira ao visitar o canteiro de obras do tão sonhado estádio do Timão. Teve certeza de sua popularidade entre a Fiel. A emoção em ver o treinador estava presente em cada grito de “Vai, Corinthians”, em cada foto, autógrafo ou aperto de mão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário