O Flamengo espera por
Ibson. Os dirigentes rubro-negros aguardam a segunda partida entre Santos e Bolívar, pelas oitavas de final da Libertadores, para que o jogador se apresente. O Peixe recebe os bolivianos na próxima quinta-feira, às 19h30m (de Brasília), na Vila Belmiro. Reserva no clube paulista, o jogador tem sido relacionado normalmente pelo técnico Muricy Ramalho, apesar de a transferência estar definida. No domingo, ele entrou no segundo tempo do jogo contra o Guarani, pela decisão do Campeonato Paulista.
- A informação que temos é que ele será liberado após o jogo de quinta-feira. O Cáceres disputa a Libertadores pelo Libertad e vem no início de agosto, na abertura da janela de transferências do exterior – disse o vice de relações externas Walter Oaquim.
Oficialmente, o Santos nega. Segundo o vice-presidente alvinegro, Odílio Rodrigues Filho, Ibson fica no Peixe até o segundo jogo da decisão do Paulistão, contra o Guarani, neste domingo, no Morumbi. Só depois o caso do atleta e o momento de sua liberação serão discutidos.
- Até o fim do Paulista ele é do nosso plantel. Só vamos discutir depois sobre isso. Todos os jogadores vão ficar até o término da competição - afirma o dirigente.
Mesmo sem confirmar a transação, Odílio reconhece que a dupla David Braz e Galhardo, zagueiro e lateral-direito envolvidos na troca pelo meia, não poderão ser inscritos pelo Santos na Taça Libertadores, já que constam na relação de atletas do Flamengo para a competição. Justamente o mesmo motivo que impossibilita Bernardo de atuar pelo Peixe no torneio continental - no caso do meia, a inscrição foi feita pelo Vasco.
Sem poder contar com Bernardo, o dirigente também admite que o clube não tem nenhuma reposição em vista na Libertadores para a provável saída de Ibson, mas minimiza a situação.
- Tudo o que fazemos tem o aval da comissão técnica e da direção. Não faremos nada prejudicial ao Santos - diz.
Na semana passada, o Flamengo liberou oficialmente Rafael Galhardo e David Braz. Para ter Ibson, o clube carioca dará as fatias dos direitos econômicos que possui do lateral-direito (70%) e do zagueiro (60% - o restante pertence ao Panathinaikos, da Grécia). Com a base contratual acertada para a chegada de Ibson, restam apenas alguns detalhes e a assinatura para que o jogador seja anunciado oficialmente pelo clube. O Flamengo terá menos gasto do que era previsto. Em vez de R$ 2,4 milhões, o clube deve depositar um valor em torno de R$ 1,5 milhão para o Spartak de Moscou no fim do ano.
Luiz Antonio sabe que a chegada do reforço aumentará a disputa por posição no meio-campo, mas diz que espera conseguir uma vaga ao lado do novo companheiro.
- É a chegada de um jogador importante, que vem para ajudar a gente. A disputa aumenta, ele joga na minha posição, mas em outras também. Vai depender do professor, ele vai ver se eu vou continuar, se não vou, se vou jogar ao lado dele. Tomara que eu consiga jogar com ele, será importante para minha carreira.
Ibson trabalhou com Joel Santana em 2007 e 2008. No primeiro ano, foi destaque na arrancada que tirou o Flamengo da zona do rebaixamento para a terceira posição no Brasileirão. Depois, no ano seguinte, integrou o time que foi campeão carioca.